CORRUPÇÃO? ONDE?

A se acreditar nas estatísticas, o Brasil é um dos países menos corruptos do planeta. Você acredita nisso?

000 - brasil, parabéns

De duas, uma. Ou a corrupção que grassa no Brasil não ultrapassa nossas fronteiras ou ultrapassa, sim, mas os poderes encarregados de combatê-la estão pouco se lixando para isso.

Dilma Rousseff atravessou os dois turnos da recente eleição presidencial empenhada em convencer os brasileiros que seu governo, e os dois anteriores de Lula, sempre travaram o bom combate contra a corrupção.

Segundo o novo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a Convenção de Combate ao Suborno de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações de Negócios Internacionais, na verdade falta ao Brasil vontade política para aplicar de forma eficaz os progressos de sua legislação contra a corrupção transnacional.

O número de inquéritos sobre esse tipo de corrupção foi considerado extremamente baixo por Patrick Moulette, chefe da Divisão Anticorrupção do OCDE. Nos últimos 15 anos, houve 14 casos suspeitos, apenas cinco inquéritos, três deles ainda em curso, e nenhuma condenação. Jamais um indivíduo foi condenado no Brasil por corrupção transnacional.

– Não estamos falando de corrupção em nível doméstico, mas, sim, transnacional, ou seja, a corrupção de empresas quando concluem contratos no exterior. Não sei se todos os brasileiros são conscientes de que grandes empresas possam recorrer à corrupção para vencer concorrências públicas no exterior –  observa Moulette.

Os repórteres Edson Sardinha e Rodolfo Torres do site O Congresso em Fococonferiram em novembro de 2013 que das 548 mil pessoas que superlotavam os presídios do país, somente 722 lá estavam acusadas de corrupção. Isso equivale a 0,1% do total de presos.

O nível de honestidade do Brasil é um exemplo para os demais países. Ou o de desleixo com a corrupção é um péssimo exemplo.

Cadê a Polícia Federal que Dilma considera um órgão de governo e não de Estado? E que obedece às ordens dela quando investiga? Onde está sua eficiência tão louvada pelo PT?*

(*) Blog do Ricardo Noblat

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone