PEQUENAS IGREJAS, GRANDES NEGOCIATAS

Nas mãos de Crivella, Rio vira ‘Riurd’

RIO DE JANEIRO – Ao longo de seus quatro séculos de vida, a Ouvidor já foi rua do Aleixo Manuel, do Gadelha, do Barbalho, do Braz Luiz, do Salvador Correa, gente que morou nela. Ali ficava a residência oficial dos ouvidores, daí o nome atual. Em 1897, um decreto obrigou que fosse denominada Moreira César, homenagem ao sanguinário comandante das tropas que lutaram em Canudos. Mas nenhum carioca aceitou, e o nome popular venceu.

Algumas denominações vingam, outras não, por mais merecedoras que sejam. Ninguém chama de praça Mario Lago o buraco do Lume, no Centro. Nem de praça Floriano a Cinelândia. Antonio Carlos Jobim foi avenida na praia de Ipanema, por alguns dias após sua morte, em 1994. A ideia, ao substituir Vieira Souto na placa, era que Tom fizesse esquina com Vinicius de Moraes (ex-Montenegro). Não pegou. Tom Jobim virou rua, sim, mas em Jacarepaguá.

A velha prática de usar logradouros para puxar o saco de políticos e canastrões de toda ordem vinha felizmente caindo em desuso. Até o prefeito Marcelo Crivella entrar em cena e acrescentar novos ingredientes à modalidade.

Não satisfeito em pegar casquinha na onda conservadora de grupelhos de direita, proibindo exposições, Crivella, sem consultar moradores, deu uma canetada e mudou o nome de 42 ruas da Vila do João, no Complexo da Maré. A violência e a pobreza agora terão lugar nas ruas do Éden, da Adoração e do Perdão, e na travessa Monte Sião. Todas com placas novinhas, sem crivo de balas.

Até o fim do mandato, não será surpresa se ele trocar o nome da avenida Nossa Senhora de Copacabana. Não à toa, as redes sociais resolveram aderir às mudanças. Só chamam o Rio de Janeiro de “Riurd Janeiro”, numa referência à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), da qual Crivella é bispo licenciado. Como se vê, nem tão licenciado assim. *

 
(*) Álvaro Costa e Silva – Folha de São Paulo

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone